Seja Bem-vindo ao website da REMESP

Palavra do Presidente

Celso Scaranello

Amigos Leitores,

As boas relações comerciais, o controle dos processos produtivos e mais atualmente a inovação só acontece pela prática eficiente da metrologia.

O processo de medição é suporte para a ciência, para identificação e solução de problemas, para controle da produção e para avaliação de produtos e serviços em todas as áreas.

As organizações empenhadas em lançar cada vez mais produtos no mercado, não podem conceber estes produtos, sem conhecer as funções tecnológicas normalização, metrologia e avaliação da conformidade.

A Organização Mundial do Comércio (OMC), que regulamenta 90% do comércio internacional, informa que a maior parte desse comércio é afetado por padrões e regulamentos técnicos, sendo que a diminuição das barreiras comerciais tornou em maior evidência as barreiras técnicas, que compreendem as áreas de Metrologia, Normalização Técnica, Regulamentação Técnica e Avaliação de Conformidade

Projetar um novo produto, sem conhecer os regulamentos técnicos que estabelecem as características de um produto ou processos e métodos de produção relacionados, cuja observância é obrigatória poderá implicar em perdas consideráveis.

As empresas e organizações que pretendem participar do mercado globalizado precisam enfrentar muitos desafios, entre eles podemos citar: preços competitivos, qualidade dos produtos, agilidade, flexibilidade e capacidade de inovação. Para que estas dimensões sejam atendidas é necessário investir em qualidade, normalização e estabelecer uma base metrológica que transforme amostras, calibrações, e ensaios em informações confiáveis para o processo de tomada de decisão.

O gerenciamento dos instrumentos e sistemas de medição responsáveis pelo controle dos processos de produção é vital para o resultado do negócio, pois o aspecto metrológico é responsável por grande parte dos prejuízos causados por retrabalho.

O processo de medição é suporte para a ciência, para identificação e solução de problemas, para controle da produção e para avaliação de produtos e serviços em todas as áreas.

A utilização da metrologia é uma forma de melhorar a qualidade dos processos produtivos, o que deve ser perseguido continuamente por todas as empresas que pretendem participar de um mercado altamente competitivo e globalizado.

Nós, diretores da Remesp, estamos empenhados em informar, em representar os interesses dos Laboratórios metrológicos de calibração, ensaios e pesquisa e desenvolvimento, sempre a luz dos princípios éticos, representado por um conjunto de valores e regras sociais que distinguem o que está certo do que está errado, ou seja, indicam quando um comportamento é socialmente aceitável ou não.

Para isso programas de treinamento e de ensaios de proficiências estão sendo concebidos, para que os profissionais desses laboratórios possam disponibilizar serviços com valor agregado e desta forma poderem ajudar as empresas na qualidade dos seus produtos, e com isso atender as demandas de mercado interno e externo. Por outro lado, estamos estabelecendo parcerias com Ministérios da Agricultura, Abastecimento e Pecuária, Ministério do Desenvolvimento, Industria e Comércio Exterior, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Anvisa, Inmetro, Sebrae, ABNT, bem como as entidades de classe representantes das industrias.

Senhores usuários deste site, vamos investir cada vez mais em gestão metrológica, embora o período seja de muitas dificuldades econômicas, não vamos perder o que foi conquistado com muito sacrifício.

Neste novo site, mais dinâmico e interativo, vamos disponibilizar notícias e informações para que os fornecedores e usuários de serviços metrológicos possam conhecer as novidades sobre o mundo da metrologia.

Espero que possam degustar as novidades metrológicas, que estaremos apresentando a partir de agora.

 

Celso Scaranello

Presidente da Remesp