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Treinamentos em São Paulo

Quantificação da Incerteza nos Resultados de Medições Químicas

03 e 04 de Dezembro de 2018

INSCRIÇÕES ABERTAS!

Apresentar a aplicação dos conceitos-chave e procedimentos para a avaliação e expressão da incerteza nas medições químicas. Apresentar ferramentas para identificar fontes de incerteza e aproveitar dados obtidos no controle da qualidade do laboratório e na validação dos métodos para a avaliação da incerteza de medição química. Cálculo da incerteza padrão (tipo A e tipo B). Cálculo da incerteza padrão combinada com uso da planilha Excel, pelo método de Kragten.

  • Medidas da dispersão de dados: variância, desvio padrão e desvio padrão relativo.
  • Modelos de distribuição: normal, t de Student, triangular e retangular.
  • Erro e incerteza
  • Intervalo de confiança da média: conceitos e cálculos
  • Etapas do processo de avaliação da incerteza. Como identificar e estimar as fontes de incerteza. Construção de um diagrama de causa e efeito (Ishikawa)
  • Incerteza padrão
  • Avaliação da incerteza padrão tipo A a partir de diversas situações: dados históricos, duplicatas, repetições em uma ocasião, gráficos de controle, intervalo de confiança, curva de calibração, dados da validação do método, programa interlaboratorial
  • Avaliação da incerteza tipo B. Conversão de dados dos fornecedores, certificados de calibração e da literatura em incerteza padrão
  • Avaliação da incerteza padrão combinada. Regras básicas. Método numérico de Kragten
  • Incerteza expandida. Como reportar. Documentação dos resultados.
  • Estudos de casos. Exercícios.

Obs.: O participante deverá dispor de uma calculadora científica ou notebook.

Profissionais que atuam na execução de análises químicas, na implantação e implementação de sistemas da qualidade em laboratórios de análises e ensaios, na avaliação e interpretação dos resultados, no processo de acreditação do laboratório.

IMPORTANTE:  Para que possamos confirmar a inscrição do participante necessitamos de um aceito do responsável cabível pela inscrição referente aos  procedimentos abaixo informados.
1.     Caso a empresa tenha algum procedimento interno para pagamentos favor informar no ato da inscrição.
2.     Pedimos a atenção no preenchimento dos dados para cobrança, pois lembramos que após o envio do boleto, se necessário faremos apenas 01 modificação nos dados cadastrais (razão social, endereço ou cnpj). Para alterações posteriores a esta ressalva, as despesas serão repassadas a empresa.
3.     Caso o pagamento exceda a data de vencimento os valores cobrados serão calculados de acordo com o percentual informado no boleto bancário.
4.     O certificado e o material do participante serão entregues mediante a comprovação do pagamento, caso a comprovação não seja enviada a até o término do treinamento, os mesmos ficaram retidos na REMESP e serão enviados posteriormente após confirmação de pagamento. Lembramos que a despesa com envio será repassada a empresa.
5.     Caso o participante não possa comparecer no treinamento, tal fato deve ser comunicado à REMESP com no mínimo 04 dias úteis (quatro) de antecedência.
6.     Nos casos de desistência que ocorram fora do prazo informado será emitido automaticamente um novo boleto com valor correspondente aos 30% do valor do curso para cobrir as taxas administrativas como: contratação de profissional, alimentação e material didático. O Boleto complementar terá vencimento para 15 dias após a confirmação de desistência.
7.     Em casos de desistência do curso onde o pagamento já tenha sido efetuado, será feita a devolução de 70% do valor pago, com um prazo de quinze dias após a solicitação, sendo que 30% será retido para cobrir taxas administrativas, se houver interesse o saldo de 70% poderá ser utilizado para a realização de outro curso de igual valor nas datas disponíveis.
8.     Cancelamentos e transferências que ocorram por parte da REMESP, que impossibilitem a participação do candidato, a devolução do valor pago será feita integralmente, com prazo de quinze dias após a solicitação.
9.     A REMESP reserva-se o direito de alterar datas, horários, locais ou mesmo cancelar programas de acordo com o número de interessados, nestes casos todos os inscritos serão previamente avisados.
10.   Para receber o certificado de participação é necessário 100% (cem por cento) de presença no curso. Caso haja necessidade do participante deixar o treinamento antes do término do mesmo, o motivo de sua saída deve ser comprovada e autorizada pela empresa na qual o participante está vinculado.

Yukie Saito Hirata 

Química pelo IQ-USP, mestre na área de Tecnologia Bioquímica pela FCF-USP. Experiência em atividades de normalização, implantação e validação de métodos de ensaio, garantia da qualidade em laboratórios como pesquisadora no Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo S.A. - IPT, engenheira da qualidade certificada (CQE) pela Associação Americana da Qualidade (ASQ), auditora interna do sistema da qualidade BPLC cadastrada no INMETRO, membro da Sociedade Brasileira de Metrologia (SBM). Professora universitária de Química Analítica e Estatística Aplicada. Ministra cursos técnicos na área de garantia da qualidade e metrologia em química.

Carga horária 16 horas - Início às 08 horas e término às 17 horas
REMESP - Rede Metrológica do Estado de São Paulo - REMESP

Avenida Paulista, 2.200 - 9º andar - Conj.91 - Ed. Central Park.
 
Próximo à estação Consolação do Metrô. São Paulo - SP

Associados da REMESP: R$ 745,00

Não associados: R$ 1.120,00

Para pagamento à vista e antecipado, será concedido desconto de 5%, ficando em R$ 1.064,00 - Válido para valor de não associados.

Taxa de Inscrição inclui: certificado, material didático, coffee break e estacionamento.

Estacionamento no Próprio Prédio com entrada pela Rua Augusta, nº 1.660.