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Treinamentos em São Paulo

Cálculo de Incerteza de Medições

23 e 24 de Agosto de 2018

INSCRIÇÕES ABERTAS!

Mostrar as principais recomendações e procedimentos aplicáveis na prática, contidos no documento "Guia para a Expressão da Incerteza de Medição" (versão brasileira) das instituições internacionais ISO, IEC, BIPM, OIML, EAL, NAMAS/UKAS e INMETRO, também abordando recomendações de outros Guias derivados.

 Definições básicas em metrologia: o vocabulário Internacional e o SI.

* Estatística Básica: Algarismos Significativos e arredondamento:

  • Média e Variância;
  • Desvio Padrão; Nível de Confiança;
  • Distribuição Norma; Distribuição Retangular;
  • Distribuição Triangular;
  • Outros Tipos de Distribuição;
  • Análise de experimento (homogeneidade de variâncias).

* A Incerteza de Medição:

  • Aplicações da incerteza e principais origens;
  • O guia ISO para determinação da incerteza de medição (ISO - GUM) e outros documentos derivados;
  • Conceitos básicos Erros e Fatores de Correção;
  • O resultado da medição e incerteza associada;
  • Incerteza Padrão;
  • Método da avaliação da incerteza do Tipo A; Tipo B;
  • Incerteza Padrão Combinada;
  • Fator de abrangência Incerteza Expandida;
  • Graus de Liberdade Efetivos;
  • Simplificações a serem adotadas em medições diretas;
  • Exemplos e exercícios;
  • Avaliação de incerteza em medições indiretas (relacionadas matematicamente);
  • Correlação de variáveis aleatórias;
  • Coeficientes de sensibilidade;
  • Exemplos e exercícios;
  • Principais componentes de incerteza em medições práticas ou rotineiras.

1.     Para realização do treinamento o participante deverá trazer calculadora, se possível científica.
2.     O participante deverá ter noções de Estatística Aplicada em Laboratórios 

 Gerentes, Supervisores e Técnicos de Laboratórios, metrologistas, laboratoristas, técnicos de manutenção de instrumentos de medição.

IMPORTANTE:Para que possamos confirmar a inscrição do participante necessitamos de um aceito do responsável cabível pela inscrição referente aos procedimentos abaixo informados.

1. Caso a empresa tenha algum procedimento interno para pagamentos favor informar no ato da inscrição.
2. Pedimos a atenção no preenchimento dos dados para cobrança, pois lembramos que após o envio do boleto, se necessário faremos apenas 01 modificação nos dados cadastrais (razão social, endereço ou cnpj). Para alterações posteriores a esta ressalva, as despesas serão repassadas a empresa.
3. Caso o pagamento exceda a data de vencimento os valores cobrados serão calculados de acordo com o percentual informado no boleto bancário.
4. O certificado e o material do participante serão entregues mediante a comprovação do pagamento, caso a comprovação não seja enviada a até o término do treinamento, os mesmos ficaram retidos na REMESP e serão enviados posteriormente após confirmação de pagamento. Lembramos que a despesa com envio será repassada a empresa.
5. Caso o participante não possa comparecer no treinamento, tal fato deve ser comunicado à REMESP com no mínimo 04 dias úteis (quatro) de antecedência.
6. Nos casos de desistência que ocorram fora do prazo informado será emitido automaticamente um novo boleto com valor correspondente aos 30% do valor do curso para cobrir as taxas administrativas como: contratação de profissional, alimentação e material didático. O Boleto complementar terá vencimento para 15 dias após a confirmação de desistência.
7. Em casos de desistência do curso onde o pagamento já tenha sido efetuado, será feita a devolução de 70% do valor pago, com um prazo de quinze dias após a solicitação, sendo que 30% será retido para cobrir taxas administrativas, se houver interesse o saldo de 70% poderá ser utilizado para a realização de outro curso de igual valor nas datas disponíveis.
8. Cancelamentos e transferências que ocorram por parte da REMESP, que impossibilitem a participação do candidato, a devolução do valor pago será feita integralmente, com prazo de quinze dias após a solicitação.

9.  A REMESP reserva-se o direito de alterar datas, horários, locais ou mesmo cancelar programas de acordo com o número de interessados, nestes casos todos os inscritos serão previamente avisados.
10. Para receber o certificado de participação é necessário 100% (cem por cento) de presença no curso. Caso haja necessidade do participante deixar o treinamento antes do término do mesmo, o motivo de sua saída deve ser comprovada e autorizada pela empresa na qual o participante está vinculado

Daniel Juliano

Graduado em Telecomunicações pela UNICID, mestre em Gestão da Qualidade pela Unyleya, tive a carreira desenvolvida durante os últimos 21 anos de experiências profissionais na área da qualidade, atuando como instrutor da qualidade, auditor líder da qualidade (ISO 9001 e ISO 17025) e consultor da qualidade. Experiência em gestão da qualidade, atuando em mais de 100 projetos de implantação de sistemas da qualidade, como auditor, instrutor ou consultor da qualidade. Há mais de 10 anos sou instrutor de diversos temas de gestão da qualidade para mais de 600 colaboradores de dezenas de empresas, onde eu mesmo criei todo o material didático com apostila, exercícios e dinâmicas de grupo. Atualmente atuando como executivo de contas na empresa Acttive, trabalhando na expansão do software DocNix para automatizar e otimizar a gestão da qualidade das organizações.

Carga horária 16 horas - Início às 08 horas e término às 17 horas

REMESP - Rede Metrológica do Estado de São Paulo

Avenida Paulista, 2.200 - 9º andar - Ed. Central Park.

Próximo à estação Consolação do Metrô. São Paulo - SP.

Associados da REMESP: R$ 745,00

Não associados: R$ 1.120,00

Para pagamento à vista e antecipado, será concedido desconto de 5%, ficando em R$ 1.064,00 - Válido para valor de não associados.

Taxa de Inscrição inclui: certificado, material didático, coffee break e estacionamento.

Estacionamento no Próprio Prédio com entrada pela Rua Augusta, 1.660.