Seja Bem-vindo ao website da REMESP

Treinamentos em São Paulo

Interpretação e Análise de Relatórios de Ensaios

04 e 05 de setembro de 2019

INSCRIÇÕES ABERTAS!

  • Interpretar de forma clara e objetiva as informações contidas do relatório de ensaios e certificados de calibração dos equipamentos;
  • Requisitos mínimos que deve conter no relatório de ensaio, assim como nos certificados de calibração dos equipamentos;
  • Apresentação de métricas para confrontar os resultados, assim como a apresentação de critérios de aceitação;
  • Abordagem para tratamento de correção de erros e tendências encontrados nos resultados;
  • Requisitos mínimos abordados na ISO 17025: 2017
  • Conhecimentos básicos de metrologia;
  • Conhecimentos básicos de estatística aplicada a laboratórios e cálculo de incerteza e suas interpretações.
  • Exercícios práticos e abordagem de causas mais frequentes em nâo conformidades.
  • Introdução à metrologia.
  • Atribuições do CGCRE/INMETRO.
  • Entendimento da VIM e suas terminologias (Vocabulário Internacional Metrologia).
  • Estudo do SI de Medidas, seus múltiplos e submúltiplos (Sistema Internacional).
  • Cálculos Estatísticos Básicos: Algarismos Significativos, Regras de Arredondamento, Média, Desvio Padrão e Níveis de Confiança.
  • Noções básicas de Propagação das Incertezas A e B.
  • Modelos de Distribuição e suas propriedades (Normal, Retangular, Triangular).
  • Rastreabilidade das medidas.
  • Correção do Erro Sistemático (tendência).
  • Estudo na Avaliação da Probabilidade de Abrangência.
  • Noções no Estudo de repetitividade e reprodutibilidade.
  • Estabelecimento de Critérios de Aceitação.
  • Conteúdo mínimo em um Certificado de Ensaios, conforme NBR ISO/IEC 17025:2017.
  • Validação de Certificados de Ensaios (análise crítica dos resultados).
  • Ações corretivas em caso de resultado insatisfatório.
  • Método para escolher seu fornecedor de calibração.
  • Considerações a respeito de periodicidade de calibração.
  • Considerações básicas sobre a distribuição de Poisson.
  • Exemplos e exercícios práticos.

Gerentes, Supervisores, Coordenadores e Analistas de Ensaios, que trabalhe na qualidade ou em laboratório de ensaios.

IMPORTANTE:  Para que possamos confirmar a inscrição do participante necessitamos de um aceito do responsável cabível pela inscrição referente aos  procedimentos abaixo informados.O aceite será enviado por email e poderá ser retornado por e-mail ou via fax.

1.     Caso a empresa tenha algum procedimento interno para pagamentos favor informar no ato da inscrição.
2.     Pedimos a atenção no preenchimento dos dados para cobrança, pois lembramos que após o envio do boleto, se necessário faremos apenas 01 modificação nos dados cadastrais (razão social, endereço ou cnpj). Para alterações posteriores a esta ressalva, as despesas serão repassadas a empresa.
3.     Caso o pagamento exceda a data de vencimento os valores cobrados serão calculados de acordo com o percentual informado no boleto bancário.
4.     O certificado e o material do participante serão entregues mediante a comprovação do pagamento, caso a comprovação não seja enviada a até o término do treinamento, os mesmos ficaram retidos na REMESP e serão enviados posteriormente após confirmação de pagamento. Lembramos que a despesa com envio será repassada a empresa.
5.     Caso o participante não possa comparecer no treinamento, tal fato deve ser comunicado à REMESP com no mínimo 04 dias úteis (quatro) de antecedência.
6.     Nos casos de desistência que ocorram fora do prazo informado será emitido automaticamente um novo boleto com valor correspondente aos 30% do valor do curso para cobrir as taxas administrativas como: contratação de profissional, alimentação e material didático. O Boleto complementar terá vencimento para 15 dias após a confirmação de desistência.
7.     Em casos de desistência do curso onde o pagamento já tenha sido efetuado, será feita a devolução de 70% do valor pago, com um prazo de quinze dias após a solicitação, sendo que 30% será retido para cobrir taxas administrativas, se houver interesse o saldo de 70% poderá ser utilizado para a realização de outro curso de igual valor nas datas disponíveis.
8.     Cancelamentos e transferências que ocorram por parte da REMESP, que impossibilitem a participação do candidato, a devolução do valor pago será feita integralmente, com prazo de quinze dias após a solicitação.
9.     A REMESP reserva-se o direito de alterar datas, horários, locais ou mesmo cancelar programas de acordo com o número de interessados, nestes casos todos os inscritos serão previamente avisados.
10.   Para receber o certificado de participação é necessário 100% (cem por cento) de presença no curso. Caso haja necessidade do participante deixar o treinamento antes do término do mesmo, o motivo de sua saída deve ser comprovada e autorizada pela empresa na qual o participante está vinculado.

Daniel Juliano

Graduado em Telecomunicações pela UNICID, mestre em Gestão da Qualidade pela Unyleya, tive a carreira desenvolvida durante os últimos 21 anos de experiências profissionais na área da qualidade, atuando como instrutor da qualidade, auditor líder da qualidade (ISO 9001 e ISO 17025) e consultor da qualidade. Experiência em gestão da qualidade, atuando em mais de 100 projetos de implantação de sistemas da qualidade, como auditor, instrutor ou consultor da qualidade. Há mais de 10 anos sou instrutor de diversos temas de gestão da qualidade para mais de 600 colaboradores de dezenas de empresas, onde eu mesmo criei todo o material didático com apostila, exercícios e dinâmicas de grupo. Atualmente atuando como executivo de contas na empresa Acttive, trabalhando na expansão do software DocNix para automatizar e otimizar a gestão da qualidade das organizações

Carga horária 16 horas - Início às 08 horas e término às 17 horas

REMESP - Rede Metrológica do Estado de São Paulo

Avenida Paulista, 2.200 - 9º andar - Conj. 91 - Ed. Central Park.

Próximo à estação Consolação do Metrô -  São Paulo - SP.

Associados da REMESP: R$ 745,00

Não associados: R$ 1.120,00

Para pagamento à vista e antecipado, será concedido desconto de 5%, ficando em R$ 1.064,00 - Válido para valor de não associados.

Taxa de Inscrição inclui: certificado, material didático, coffee break e estacionamento.

Estacionamento no Próprio Prédio com entrada pela Rua Augusta, 1.660.