Autenticação

Treinamentos em EAD - Ensino a Distância

EAD - Estatística aplicada à metrologia

22 a 26 de junho de 2020

EAD - AO VIVO

  • Objetivos

    Em qualquer área os resultados de medição podem ser utilizados para diversos objetivos, por exemplo: estimar lucros, inspecionar materiais em relação às especificações ou limites determinados por norma, estimar valores monetários, etc. A confiabilidade destes resultados internamente e fora da própria organização é de importância vital. Em função de regras e dinâmicas do mercado tem sido crescente a solicitação para se evidenciar confiabilidade metrológica destes resultados de medição. Deste modo em função destes fatos, os técnicos por sua vez, se vêem cada vez mais solicitados a demonstrar a confiabilidade metrológica e qualidade dos seus resultados.

    O programa deste curso tem por objetivo apresentar as ferramentas estatísticas aplicadas na validação de métodos de medição que alinhada às cartas de controle, são é uma forma de se evidenciar confiabilidade metrológica das medições realizadas.
  • Programa

     INTRODUÇÃO

    Metrologia, Normalização, Qualidade e Tecnologia, Empregabilidade e Valor Social da Metrologia;
    O papel de um laboratório de Metrologia na indústria;
    Rastreabilidade e confiabilidade metrológica;
    Considerações sobre a ISO 17025 e ISO 9000.
     
    VOCABULÁRIO INTERNACIONAL DE METROLOGIA (VIM 2008)
     
    Valor verdadeiro, valor de referência, precisão, exatidão, ajuste, grandeza de influência, mensurando, medição, método e procedimento de medição, Incerteza de medição, erro, etc.
     
    Estatística Básica – Confiabilidade Metrológica
     
    Motivação técnica; 
    População e Amostra (Parâmetro e estatística);
    Testes de hipóteses (níveis de confiança e de significância);
    Distribuições;
    Teste de Normalidade de Shapiro Wilks;
    Medida de tendência central (média, mediana, moda)
    Medidas de dispersão (amplitude, desvio-padrão, variância, coeficiente de variação); 
    Distribuições (Normal, Padronizada e t de Student);
    Testes Paramétricos 
    Estudo de variâncias (Teste F de Snedecor e Teste de Cochran);
    Desvio padrão ponderado;
    Critérios de rejeição (Dixon e Grubs’);
    Intervalo de confiança;
    Comparação entre médias;
    Exercícios aplicados.
  • Público-alvo

     Engenheiros, técnicos, metrologista, gerentes e responsável técnico.

  • Observações

    IMPORTANTE:

    Para que possamos confirmar a inscrição do participante necessitamos de um aceite do responsável cabível pela inscrição referente aos procedimentos abaixo informados. O aceite será enviado por e-mail.
     
    1. Caso a empresa tenha algum procedimento interno para pagamentos favor informar no ato da inscrição em Observações;
     
    2. Pedimos a atenção no preenchimento dos dados para cobrança, pois lembramos que após o envio do boleto, não faremos modificação nos dados cadastrais (razão social, endereço ou CNPJ). Para alterações a esta ressalva, as despesas serão repassadas a empresa.
     
    3. Caso o pagamento exceda a data de vencimento os valores cobrados serão calculados de acordo com o percentual informado no boleto bancário (não realizamos atualizações).
     
    4. O certificado será enviado por e-mail após finalização do curso e seu pagamento recebido por completo .
     
    5. O link, o login e a senha de acesso, bem como as instruções para acesso, só serão liberados após o pagamento total da inscrição.
     
    6. Após a confirmação de inscrição por parte do inscrito, será emitido o boleto. Em caso de desistência após a confirmação, será emitido automaticamente um novo boleto com valor correspondente aos 30% do valor do curso para cobrir as taxas administrativas. O Boleto complementar terá vencimento para 15 dias após a confirmação de desistência.
  • Instrutores

    Paulo Roberto Guimarães Couto

    Possui graduação em Licenciatura Em Química pela Fundação Técnico Educacional Souza Marques (1976), graduação em Bacharelado Em Química pela Fundação Técnico Educacional Souza Marques (1987) especialização Physikalisch Technische Bundesanstalt - PTB-Alemanha (1988/1989) no e mestrado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Chefe do Laboratório de Pressão do Instituto Nacional de Metrologia de 1984 a 2014, produziu duas dezenas de apostilas e mais de cinquenta cursos e treinamento nas áreas de metrologia , incerteza de medição e ensaios mecânicos. Foi professor convidado em cursos de pós-graduação de centros de excelência no Brasil e no mundo tais como: PUC-RJ; EQ/UFRJ, UFF, UCP e na universidade de Havana( cuba). Além disso ministrou mais de 50 cursos de formação e extensão em diversos institutos e empresas como: Ladetec- UFRJ, Lablux-UFF, CEPEL-RJ, Inmetro, TECPAR, , Aramar-SP, Usina Nuclear de Angra, Usiminas , Rhodia , INT-RJ, IPT-SP , IPEN-SP, CETESB-SP, Souza Cruz- RJ , Escola Química UFRJ /Inmetro, TEXACO , CENPES-RJ, Companhia Vale do Rio Doce , Ciquine-BA, CPC-BA, Cetind-Senai-BA, SENAI-PR, Refinaria do Vale do Paraíba-SP, CPqD-Telebrás-SP , Furnas, Redes Metrológicas ( Bahia, Pernambuco, Ceará, São Paulo, Minas Gerais), etc. . Realizou diversos ensaios de proficiência, colaborou me mais de 10 normas técnicas e preparou mais de 30 normas de calibração. Atuando principalmente nos seguintes temas: metrologia, pressão, incerteza de medição, calibração e incerteza. Foi eleito metrologista do ano em 2008.

  • Duração

    Carga horária 20 horas - Início às 18h e término às 22h
  • Investimento

    Não Associados Remesp: R$ 500,00

    Associados Remesp: R$ 400,00
     
    Desconto de 30% para os 20 primeiros inscritos!!!!