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Treinamentos em São Paulo

DESCONTO ESPECIAL: Validação de Métodos de Ensaios Analíticos

23 e 24 de abril de 2020

INSCRIÇÕES ABERTAS!

  • Objetivos

    Fornecer subsídios aos laboratórios de ensaios químicos para a validação de métodos analíticos. Apresentar estratégias para a validação de métodos, com uso de técnicas estatísticas adequadas a cada caso.

  • Programa

    1. Princípios da boa prática em medições analíticas
    2. O que é validar um método analítico?
    3. Verificação X Validação
    4. Como efetuar Validação
    5. Planejamento da Validação
    6. Parâmetros da validação e ferramentas estatísticas

    6.1  Seletividade / Especificidade

    6.2  Linearidade

    6.3  Modelos de Regressão / Calibração

    6.4  Faixa de trabalho

    6.5  Limite de detecção

    6.6  Limite de quantificação

    6.7  Recuperação / Tendência (Exatidão)

    6.8  Precisão

    6.9  Robustez

    1. Documentação da validação
    2. Bibliografia

    Para realização do treinamento o participante deverá trazer notebook

  • Público-alvo

    Profissionais que atuam nas áreas de química, farmácia, metalurgia, borrachas, plásticos, combustíveis, lubrificantes, cosméticos, alimentos, defensivos agrícolas, tintas, materiais de construção civil, fertilizantes, etc, que atuam na implantação e implementação de sistemas da qualidade em laboratórios analíticos.

  • Observações

    IMPORTANTE:  Para que possamos confirmar a inscrição do participante necessitamos de um aceito do responsável cabível pela inscrição referente aos  procedimentos abaixo informados.


    1.     Caso a empresa tenha algum procedimento interno para pagamentos favor informar no ato da inscrição.
    2.     Pedimos a atenção no preenchimento dos dados para cobrança, pois lembramos que após o envio do boleto, se necessário faremos apenas 01 modificação nos dados cadastrais (razão social, endereço ou cnpj). Para alterações posteriores a esta ressalva, as despesas serão repassadas a empresa.
    3.     Caso o pagamento exceda a data de vencimento os valores cobrados serão calculados de acordo com o percentual informado no boleto bancário.
    4.     O certificado e o material do participante serão entregues mediante a comprovação do pagamento, caso a comprovação não seja enviada a até o término do treinamento, os mesmos ficaram retidos na REMESP e serão enviados posteriormente após confirmação de pagamento. Lembramos que a despesa com envio será repassada a empresa.
    5.     Caso o participante não possa comparecer no treinamento, tal fato deve ser comunicado à REMESP com no mínimo 04 dias úteis (quatro) de antecedência.
    6.     Nos casos de desistência que ocorram fora do prazo informado será emitido automaticamente um novo boleto com valor correspondente aos 30% do valor do curso para cobrir as taxas administrativas como: contratação de profissional, alimentação e material didático. O Boleto complementar terá vencimento para 15 dias após a confirmação de desistência.
    7.     Em casos de desistência do curso onde o pagamento já tenha sido efetuado, será feita a devolução de 70% do valor pago, com um prazo de quinze dias após a solicitação, sendo que 30% será retido para cobrir taxas administrativas, se houver interesse o saldo de 70% poderá ser utilizado para a realização de outro curso de igual valor nas datas disponíveis.
    8.     Cancelamentos e transferências que ocorram por parte da REMESP, que impossibilitem a participação do candidato, a devolução do valor pago será feita integralmente, com prazo de quinze dias após a solicitação.
    9.     A REMESP reserva-se o direito de alterar datas, horários, locais ou mesmo cancelar programas de acordo com o número de interessados, nestes casos todos os inscritos serão previamente avisados.
    10.   Para receber o certificado de participação é necessário 100% (cem por cento) de presença no curso. Caso haja necessidade do participante deixar o treinamento antes do término do mesmo, o motivo de sua saída deve ser comprovada e autorizada pela empresa na qual o participante está vinculado.

  • Instrutores

     Yukie Saito Hirata 

    Química pelo IQ-USP, mestre na área de Tecnologia Bioquímica pela FCF-USP. Experiência em atividades de normalização, implantação e validação de métodos de ensaio, garantia da qualidade em laboratórios como pesquisadora no Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo S.A. - IPT, engenheira da qualidade certificada (CQE) pela Associação Americana da Qualidade (ASQ), auditora interna do sistema da qualidade BPLC cadastrada no INMETRO, membro da Sociedade Brasileira de Metrologia (SBM). Professora universitária de Química Analítica e Estatística Aplicada. Ministra cursos técnicos na área de garantia da qualidade e metrologia em química.

    Cleide Bassani de Barros

    Formação: Farmácia e Bioquímica pela Universidade de São Paulo (USP); Pós-graduação na área de química orgânica pelo Instituto de Química (USP) Especialização: “CertifiedQualityEngineer” –CQE pela “American Society for Quality” -ASQ (EUA); Auditora do sistema de gestão da qualidade ISO/IEC 17025. Experiência profissional: Pesquisadora do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT); Avaliadora Técnica da Fundação Vanzolini – Portal Petrobrás ; Docente de curso de pós graduação para farmacêuticos do ICTQ;Atua em auditoria, consultoria e treinamento, na área de sistema de gestão da qualidade (NBR ISO/IEC 17025) e metrologia em química. 

     

    REGRAS:
    1. Os 30 inscritos serão divididos em duas turmas e elas serão organizadas conforme a ordem alfabética; 
    2. É proibido escolher ou trocar de turma;
  • Número de Participantes

    Vagas Limitadas a 30 participantes
  • Duração

    Carga horária 16 horas - Início às 08 horas e término às 17 horas
  • Local

    REMESP - Rede Metrológica do Estado de São Paulo - REMESP

    Avenida Paulista, 2.200 - 9º andar - Conj.91 - Ed. Central Park.
     
    Próximo à estação Consolação do Metrô. São Paulo - SP
     
    Estacionamento no Próprio Prédio com entrada pela Rua Augusta, 1.660.
  • Investimento

    As primeiras 30 pessoas que se inscreverem no curso de Validação de Métodos de Ensaios Analíticos receberão 30% de desconto.

    Lembrando que o desconto vale tanto para associados quanto para não associados.

    VALORES:
    1. Com desconto de 30%: R$ 521,50 (associados) e R$ 784,00 (não associados);
    2. Sem desconto: R$ 745,00 (associados) e R$ 1.120,00 (não associados).
     
    REGRAS: 
    1. Os 30 inscritos serão divididos em duas turmas e elas serão organizadas conforme a ordem alfabética; 
    2. É proibido escolher ou trocar de turma;
    3. A inscrição deverá ser realizada até o dia 15 de abril;
    4. O pagamento deve ser feito até o dia 23 de abril;
    5. O treinamento só será realizado após a confirmação dos 30 participantes. 
     
    Taxa de Inscrição inclui: certificado, material didático, coffee break e estacionamento.