Autenticação

Programas de Ensaios de Proficiência

Programas de Ensaios de Proficiência (PEPs)

 Como podemos te ajudar? Para entrar em contato clique aqui.

 A participação em Programas de Ensaios de Proficiência é um dos requisitos para o processo de acreditação de laboratórios e uma ferramenta fundamental para que o laboratório possa monitorar a qualidade de seus serviços, atendendo a requisitos da norma ABNT NBR ISO/IEC 17025.

Os Programas de Ensaios de Proficiência trazem retornos significativos aos laboratórios e às suas empresas, tanto técnico quanto financeiro, à medida que os laboratórios participam destes tipos de Programa. Além do aprimoramento da competência e identificação de necessidades de correção e de treinamento, esses Programas propiciam uma demonstração objetiva do desempenho dos laboratórios em termos dos resultados emitidos.

A Remesp com a sua competência técnica, atuando de maneira articulada com laboratórios de referência de outras instituições de renome goza de alta credibilidade junto ao mercado e comunidade acadêmica. Com essa infraestrutura e o seu caráter de total imparcialidade em avaliações como as realizadas por meio de Programas de Ensaios de Proficiência, a Remesp mais uma vez cumpre o seu papel, oferecendo os seus serviços no nível de qualidade requerido e em sintonia com as demandas existentes no mercado.


 Veja abaixo a relação dos Programas de Ensaios de Proficiência - Inscrições Abertas:

Cronograma 2021

Cronograma Previsto de PEP's 2021

Cronograma 2022

Cronograma Previsto de PEP's 2022.

 Veja abaixo a relação dos Programas de Ensaios de Proficiência - Inscrições Abertas:

Tratamento Estatístico Ensaios

  Avaliação de desempenho no ensaio da proficiência para ensaios

 

Z – escore

 

O índice z-escore é calculado utilizando a equação:

 

Avaliação de Desempenho

z ≤ 2, o resultado equivale a uma probabilidade de 95,45%, sendo o resultado dentro deste intervalo considerado como SATISFATÓRIO;

 z < 2 e ≤ 3; o resultado equivale a uma probabilidade de 4,29%, sendo o resultado possível, porém pequena, por isto será considerado como  QUESTIONÁVEL;

 z > 3, o resultado equivale a uma probabilidade de apenas 0,26%, por isto será considerado como INSATISFATÓRIO.

z` – escore (zeta score) ζ score

 

O índice ζ escore é calculado utilizando a equação:

 

 ζ ≤ 2, o resultado equivale a uma probabilidade de 95,45 %, sendo o resultado dentro deste intervalo considerado como SATISFATÓRIO;

 ζ < 2 e ≤ 3; o resultado equivale a uma probabilidade de 4,29 %, sendo o resultado possível, porém pequena, por isto será considerado como QUESTIONÁVEL;

 ζ > 3, o resultado equivale a uma probabilidade de apenas 0,26 %, por isto será considerado como INSATISFATÓRIO.

 

     

Tratamento Estatístico - Calibração

Avaliação de desempenho no ensaio da proficiência para calibração

 

Erro Normalizado (En)

Para a interpretação dos resultados obtidos pelos laboratórios participantes de forma individual, é utilizado o conceito de Erro Normalizado (En), que é dado pela expressão:

Onde:

xi = valor obtido pelo laboratório participante;

X = valor designado;

Ulab = incerteza expandida do laboratório participante;

Uref = incerteza expandida do valor designado.

 

Avaliação de desempenho

 

Desempenho satisfatório:

O laboratório é considerado como tendo desempenho satisfatório quando o erro normalizado, calculado a partir do resultado do laboratório e do valor de consenso for |En|<1.

Desempenho insatisfatório:

O laboratório é considerado como tendo desempenho insatisfatório quando o erro normalizado, calculado a partir do resultado do laboratório e do valor de consenso for |En|>1.

Parceiros da Remesp

Por gentileza, preencha as informações abaixo para que possamos entrar em contato: